top of page
Buscar
Foto do escritorWilly Hagi

Os recordes de calor em Manaus e a Crise Climática atual

O ano de 2023 até agora foi globalmente o mais quente em mais de 150 anos de registros climáticos e 2024 caminha para superá-lo, continuando uma sequência de recordes de calor sem precedentes pelo planeta. O panorama é o mesmo em Manaus, com dois anos seguidos de muito calor dentro do contexto da maior Seca da história e com duas estações de queimadas muito mais intensas que o normal.


Temperaturas diárias em Manaus em 2024.

O gráfico acima revela mais do comportamento das temperaturas na cidade ao longo do ano, que começou muito quente desde Janeiro tanto que o primeiro dia do ano com temperatura máxima acima de 35 °C aconteceu logo no dia 7 do mesmo mês. Como a estação chuvosa foi muito irregular e insuficiente, os dias de muito calor foram muito frequentes que o normal durante todo o primeiro semestre.


A chegada da estação seca em um ano já muito seco inevitavelmente piorou a situação de vez. Os dias mais quentes tornaram-se a regra a partir de meados de Julho em diante até o presente momento. Todos os meses do ano têm sido mais quentes e é provável que essa tendência continue em Novembro e Dezembro, o que deve fazer com que o recorde de 2023 seja superado e este seja o novo ano mais quente da história da cidade.


O número de dias com temperatura máxima acima dos 35 °C, um índice que reflete a quantidade de dias muito quentes, ainda não é o maior da história em Manaus pelo menos até o final de Outubro de 2024. Até aqui, o ano atual está em terceiro no ranking com 58 dias ao total, atrás de 2015 (61 dias) e de 2023 (68 dias, o maior de todos).


Número de dias com temperatura máxima acima de 35 °C em Manaus, de 2011 a 2024.

Considerar a média histórica de dias com máximas acima 35 °C por ano nos ajuda a colocar esses três períodos em outra perspectiva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, Manaus tem em média 36 dias por ano com temperaturas máximas maiores ou iguais a esse valor. Isso quer dizer que a cidade teve praticamente um mês a mais de dias muito quentes tanto neste ano quanto no ano passado, sendo que já estamos falando de um lugar que normalmente já costuma ser muito quente.


Um recorde difícil de bater e que foi quebrado em 2024 foi o de maior sequência de dias consecutivos com temperatura máxima acima de 35 °C. Foram 26 dias seguidos e sem trégua de muito calor entre o final de Agosto e Setembro, superando o recorde anterior de 24 dias atingido em 2023. Os dados e os recordes dão a dimensão da excepcionalidade destes últimos dois anos em praticamente todos os sentidos.


Com o início do período chuvoso se aproximando lentamente e com um certo atraso, a expectativa é de que as temperaturas passem a diminuir um pouco. No entanto, o legado climático dos últimos anos precisa ser lembrado como um marco preocupante e um alerta para o futuro próximo. Manaus vive uma nova realidade climática, mas que ainda parece surpreendentemente ausente dos debates e da atenção do poder público.

Commenti


bottom of page