Buscar
  • meteonorte

Previsão Climática para Cooperativas e Associações Agrícolas

Atualizado: Mai 25


Tempo x Clima - Qual a diferença?


O Tempo meteorológico é a maneira mais evidente com que conhecemos e experimentamos os fenômenos atmosféricos. É o que você vê quando olha para o céu claro, mas que logo depois dá lugar a um temporal. Esse é o Tempo e seu comportamento dinâmico, caótico e instável.


Já o Clima é diferente e um pouco mais complexo de se definir. Para os meteorologistas, refere-se às condições médias do tempo meteorológico ao longo de um período maior, de pelo menos 30 anos. A partir desse grande volume de informações podemos traçar, por exemplo, as chamadas normais climatológicas de um município para entendermos como variáveis como precipitação e temperatura se comportam em média ao longo do ano.



Qual o papel da Previsão Climática para Cooperativas e Associações?


Todo mundo conhece um pouco de como a Previsão do Tempo funciona, mas com a Previsão Climática estamos interessados em saber se um mês terá chuvas acima ou abaixo da média esperada, se as temperaturas em uma estação serão mais elevadas que o normal, ou até mesmo se um El Niño pode ocorrer em breve, dando assim a chance de se antecipar a episódios como grandes secas e mitigar seus prejuízos no campo.


Ou seja, a Previsão Climática permite olhar para uma janela muito maior que a da Previsão do Tempo. Em vez de alguns dias, vamos analisar o comportamento das condições climáticas entre meses e estações do ano.


As cooperativas agrícolas são um ótimo exemplo de como a união faz a força no campo. Com essa união, as tomadas de decisões são feitas com melhor coordenação e diálogo, apoiando os cooperados independentemente do tamanho de cada produtor. É aí que entra a Previsão Climática da Meteonorte.


Através dela, os cooperados podem se antecipar à variabilidade climática e tomar decisões quanto ao uso de seus recursos e estratégias com uma janela de oportunidade muito maior. Isto é, a segurança e o suporte climático para o planejamento de longo prazo no campo passa a ser muito maior que antes.


A Previsão Climática da Meteonorte começa com o processamento de modelos numéricos para entender o comportamento futuro da Precipitação e Temperatura do Ar, com alcance máximo de até seis meses, podendo ser atualizadas a cada mês dependendo do tipo de acompanhamento escolhido. Como resultado, as Cooperativas e Associações recebem documentos importantes como o Boletim Climático Mensal, a possibilidade de lives entre a Meteonorte e os cooperados, além do registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).



Quero que o Clima seja um aliado da minha Cooperativa - e agora?

Boas parcerias começam com uma boa conversa. O Brasil, de Norte a Sul, é cheio de características climáticas únicas e necessidades distintas para cada região. Então, vamos conversar?





32 visualizações0 comentário