Buscar
  • meteonorte

Estatística para Climatologia + CMIP6 na Nuvem

Em tempos de Copa do Mundo, chega uma novidade ao catálogo de cursos de Python e Clima da Meteonorte!


Mas antes, o retorno de um novo velho conhecido com a segunda edição do curso de Estatística para Climatologia com Python.


A primeira parte da dobradinha que marca a volta daquela ENOS-trip que foi um sucesso na primeira edição. Será mais uma manhã pra falar sobre duas das técnicas mais refinadas em climatologia estatística avançada: Funções Ortogonais Empíricas, popularmente conhecida por EOF, em conjunto com a Transformada Contínua de Ondeletas.


A novidade da vez fica com a primeiríssima edição do curso CMIP6 na Nuvem, um curso que será dedicado a explorar o catálogo dos modelos climáticos que alimentaram e deram base ao novo relatório do IPCC (AR6). O foco principal será tratar das muitas nuances do CMIP6, falar de formas de acesso aos dados, pré-processamento de modelos, projeções em cenários de aquecimento futuro e análise estatística de simulações em comparação a dados climáticos observados.


Ambos os cursos são 100% práticos, então ter um conhecimento prévio em algum nível sobre a teoria de EOF, Wavelets e modelagem climática é útil, mas não é condição obrigatória.


Save the date! O curso de Estatística para Climatologia com Python acontecerá no dia 26 de Novembro, último sábado do mês. No sábado seguinte, dia 3 de Dezembro, será a vez da primeira edição do CMIP6 na Nuvem! O horário de ambos será tradicionalmente o mesmo, entre 8h30 às 12h30 (BRT).


E um aviso: esses serão os últimos cursos de Python e Clima do ano! Então não fique de fora dessa e garanta o seu lugar em mais uma dobradinha da Meteonorte. Veja as ementas ao final do post e faça a sua inscrição pelo formulário no botão logo abaixo!